Vazamento de óleo atinge Rio Sergipe em Riachuelo

427

Uma volumosa quantidade de óleo foi parar em um trecho do Rio Sergipe, a 28 km de Aracaju, na altura do município de Riachuelo, no último fim de semana. A situação foi relatada pelo vereador do município, Marconde Hipólito, em entrevista para a Fan FM 94.3 de Carmópolis nesta terça-feira, 3

Publicidade

De acordo com o vereador, não é a primeira vez que o local é alvo de vazamento de óleo. “É um prejuízo muito grande para a comunidade. Mais uma vez esse crime ambiental afeta os pescadores, degrada o meio ambiente. Precisamos que isso seja solucionado, é um apelo da comunidade”, afirmou o vereador.

A Administração Estadual do Meio Ambiente informou que está acompanhando os serviços de limpeza que estão sendo executados por cerca de 45 funcionários de empresas vinculadas à Petrobras. “A emulsão oleosa ficou contida em uma barreira natural de taquaras, próxima a localidade do poço. Para a execução dos serviços de limpeza do rio, foi implantada nas proximidades uma base operacional com área de vivência para os profissionais, bem como todo o suporte necessário. […] (foram) instaladas  sete  barreiras de contenção artificial (quatro de hidrocarboneto e três absorventes), além do auxílio de um poliguindaste, duas caçambas, três barcos, três retroescavadeiras, quatro caminhões vácuos e quatro caixas coletoras” afirmou em nota.

Segundo o presidente da Adema, Gilvan Dias, até o fim da operação, as equipes do órgão ambiental permanecerão monitorando o local. “O vazamento já foi contido, e, de acordo com o supervisor de operação da Petrobras, os trabalhos de limpeza e recuperação da área continuarão por toda semana, sendo que a depender do clima, a estimativa para o de término dos serviços será no dia 10 de novembro. Porém, não havendo previsão para a substituição da linha danificada do satélite RO-0112. Além do monitoramento diário, os profissionais da Adema estão realizando um trabalho de inspeção para averiguar a situação, se a área foi de fato comprometida, além de analisar a água do local e todo o perímetro”, pontuou.

Silas Aguiar / Descontrair.com

Parceiro: Informações Policiais

Com informações da Adema

Via Fan F1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.