Investigação tem como objetivo elucidar uma suposta fraude em licitação pública; prefeitura ainda não se pronunciou
Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Mascate’, que investiga uma suposta fraude em licitação pública no município de Capela, interior de Sergipe. Na ação, foram apreendidos R$ 30 mil em espécie em uma residência.
De acordo com a PF, o objeto de investigação foi a contratação de serviço e produto de automação do sistema de saúde de Capela, no valor de R$ 1.173.056,00.
Ao todo, 51 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão em endereços de empresas, repartição pública e residências de envolvidos. A operação também ocorre em Maceió (AL), São Paulo (SP), Cotia (SP) e Osasco (SP).
“A apuração aponta indícios de que o certame foi fraudado por meio de montagem de processo e de direcionamento da contratação, assim como de que houve superfaturamento ou sobrepreço”, detalhou a PF.
Iniciada a partir de denúncia, a investigação busca aprofundar as evidências do suposto esquema, que pode incluir crimes de fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, corrupção, peculato e associação criminosa.
Em nota oficial, a gestão do município informou que, desde que foi formalmente notificada sobre o referido inquérito, tem adotado uma postura de total transparência e cooperação, já tendo prestado esclarecimentos e fornecido toda a documentação solicitada pela Polícia Federal.
“Reforçamos que não há qualquer omissão ou resistência por parte da administração municipal, que segue à disposição para quaisquer novos esclarecimentos que se fizerem necessários”, afirma a nota.
Portal A8/SE