Ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no maior hospital público de SE ultrapassa os 80%

611

Número de infectados foi de mais de mil no período de 21 a 27 de outubro.

Publicidade

O crescimento da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a Covid-19, Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o maior do estado, já ultrapassou 80%. Além disso, o número de casos da doença também apresentou crescimento, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo números do Boletim Epidemiológico, no período de 21 a 27 de outubro foram mais de mil infectados, quando os casos passaram de 82.826 para 83.965.

A taxa de contágio em Sergipe, que estava em queda desde agosto, chegou a 0,65%. Atualmente está em 1,24%, uma das maiores do país. “Quer dizer que uma pessoa pode chegar a contaminar até duas pessoas”, explicou o pesquisador da Universidade Federal de Sergipe, Lisandro Borges. O ideal, segundo especialistas, é que essa taxa esteja abaixo de 1%.

No Huse, houve redução dos leitos de UTI quando o número de casos começou a cair em agosto. Eram 54 leitos e agora são 28. Atualmente o estado possui 120 leitos de UTI adulto para Covid-19 na rede pública e 48 na rede privada.

Recentemente a filha de um idoso de 70 anos, que estava com Covid, chegou a fazer um apelo para que o pai conseguisse um leito de UTI com hemodiálise, mas ele acabou falecendo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que quando a vaga de UTI adequada para o idoso surgiu, o quadro clínico dele não permitia mais a transferência. Mas a família nega, diz que nenhum contato foi feito, por isso pediu ajuda.

Um outro fator que está sendo acompanhado pelos órgãos da saúde, é que o aumento do número de casos da Covid-19 ocorre próximo ao período em que as aulas presenciais serão retomadas, conforme liberação do Comitê Técnico-Científico de Atividades Especiais (CTAE), anunciada no dia 8 de outubro. Quando ficou definido para o dia 3 de novembro o retorno das aulas para os alunos da terceira série, do ensino médio, da rede privada. Já os alunos do ensino médio, da rede pública, retornam no dia 17 de novembro.

“A gente sabe que quando abre escolas, tem uma grande movimentação da população. Com isso, aumenta o risco de transmissão em diversas áreas”, alerta o diretor da Vigilância em Saúde de Sergipe, Marco Aurélio Goes.

A SES disse ainda que as internações por Covid estão ocorrendo em maior quantidade nos leitos de enfermaria. E que se o número de casos voltar a subir, os leitos de UTI serão reativados.

Silas Aguiar / Descontrair.com

Parceiro: Informações Policiais

Fonte: G1/SE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.