MPs pedem na Justiça que governo justifique reabertura de atividades sem observar ocupação de leitos de UTI

374

O governo informou que quando decidiu iniciar o plano de retomada da economia, em sua primeira fase, a média de ocupação dos leitos de UTI estava abaixo de 70%.

Publicidade

Os Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho apresentaram requerimento de urgência à Justiça Federal para que o estado de Sergipe apresente justificativa para autorizar atividades não essenciais sem observar a taxa máxima de 70 % de ocupação de leitos de UTI da rede pública destinados a pacientes com Covid-19.

A petição requer também que o estado justifique a não inclusão da rede privada no cálculo da taxa de ocupação de leitos de UTI, uma vez que também há saturação das vagas de UTI. Outro ponto tratado no pedido de urgência pelos Ministérios Públicos é a necessidade de esclarecer denúncias recebidas e notícias divulgadas na imprensa sobre diversos pacientes com Covid-19 que aguardam leitos por alguns dias, apesar da existência de vagas nos hospitais públicos informadas pelo estado diariamente.

Os Ministérios Públicos também requereram à Justiça Federal que, caso o estado não apresente justificativa para todas as situações expostas, seja determinada a suspensão da liberação das atividades essenciais da ‘fase laranja’.

O que diz o governo

O governo informou que quando decidiu iniciar o plano de retomada da economia, em sua primeira fase, a média de ocupação dos leitos de UTI estava abaixo de 70%. A decisão foi baseada em critérios técnicos e científicos e o governo deixou claro em todos os momentos que está trabalhando para uma nova ampliação que deve ocorrer nos próximos dias.

Siga nosso insta: https://www.instagram.com/descontrair.com_oficial/?hl=pt-br

Via G1/SE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.