Familiares receberam pedidos de dinheiro pelo resgate da menina, que está desaparecida há mais de uma semana. Adolescente disse aos pais que estaria em Bertioga. A Delegacia de Itapevi (SP) investiga o sumiço.
O desaparecimento de Raissa Dinora de Souza Piovezan, de 14 anos, preocupa a família da adolescente, que não é vista há mais de uma semana. Moradora de São Paulo, a menina teria entrado em contato com os familiares no fim de semana e afirmado que estava em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo os pais, ela estava com o rosto muito machucado. Após a chamada de vídeo, um número desconhecido entrou em contato e passou a pedir dinheiro para devolver a menina.
Em entrevista ao G1 nesta terça-feira (3), o pai da estudante, Elias Piovezan contou que a menina desapareceu no último dia 26, após ter saído da casa do avô paterno. “Eu a deixei no avô e disse a ela para ir depois direto para a casa, porque eu ia para o serviço. Dei um beijo na bochecha dela, disse para se comportar e na hora de ir embora não dar confiança para ninguém”, explica.
Na ocasião, o avô deu dinheiro à adolescente para comprar salgadinho e ela saiu de lá falando que ia para a sua casa e depois para a da mãe, na Zona Leste de São Paulo. Segundo o pai, a menina teria dito isso também para a melhor amiga, uma adolescente de 17 anos. No entanto, no último sábado (31), Elias descobriu que a filha não chegou à residência da mãe, pois recebeu um telefonema da genitora querendo falar com Raissa.https://b64381af2815441f9baf684b418cf9fa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
“Quando eu liguei e pedi para falar com ela, o Elias me perguntou se ela não estava comigo”, explica Silvia de Souza Marques. Com a notícia do desaparecimento, os pais passaram a conversar com amigos da menina em busca de alguma pista que pudesse ajudar a encontrá-la. Como a adolescente não tem celular, a mãe mandou mensagem nas redes sociais e, para a surpresa dela, Raissa respondeu, pedindo para a mãe chamá-la em um número de telefone.
“Eu fiz uma chamada de vídeo para ver onde ela estava. Quando ela virou a câmera, eu vi o rosto dela todo machucado”, afirma Silvia. A ligação durou poucos segundos e logo a menina desligou. Antes de se despedir, ela disse que estava em Bertioga. O pai também conseguiu falar e ver Raissa em uma chamada de vídeo.
“Ela estava com a boca toda machucada. Ela é linda e estava com o rosto machucado. Parecia que ela estava sendo pressionada para falar, que tinha algum capanga controlando o que ela falava. Vi o rostinho dela e falei: ‘filha, você não está bem. Você está onde?’. Foi quando ela disse que estava em Bertioga. Perguntei como ela chegou lá e ela disse que a levaram. Falamos pouquinho tempo, porque ela estava falando com medo”, explica o pai.
Ainda no sábado, a mãe mandou mensagem para a menina pedindo a localização e dizendo para sinalizar se estava em perigo. A menina respondeu que sim (veja imagem abaixo) e, depois disso, a família não teve mais contato com ela. Diante disso, o pai registrou o desaparecimento na Delegacia de Polícia de Itapevi, que investiga o caso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/V/K/3o8ZSSTKGObN9VnyBB6w/whatsapp-image-2020-11-02-at-16.48.19.jpeg)
Menina sinalizou para a mãe que estava em perigo — Foto: Arquivo pessoalhttps://b64381af2815441f9baf684b418cf9fa.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
No domingo (3), a mãe passou a receber mensagens, de um número desconhecido, pedindo dinheiro pelo resgate da filha. O criminoso se recusou a enviar uma foto da menina, para que Silvia pudesse confirmar que era mesmo Raissa (veja abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/S/PYEw40RfS6zaU7oNB9MA/design-sem-nome-17-.jpg)
Mensagem pedindo dinheiro foram mandadas de um número desconhecido — Foto: Arquivo pessoal
- Desconhecido: Oi. Tá disposta a pagar quanto pela sua filha?
- Silvia: Eu não tenho dinheiro
- Desconhecido: Quanto você tem?
- Silvia: Quem é você? Sou a mãe da Raissa.
- Desconhecido: Eu sei.
- Silvia: Como vou saber se você está com ela? Manda foto
- Silvia: Manda foto agora. Manda foto
- Desconhecido: Você ainda tem dúvidas!
- Silvia: Foto
- Desconhecido: Não vou mandar foto alguma sem algum valor
- Silvia: Foto dela agora
- Desconhecido: Tô vendo que não tem como a gente negociar.
- Desconhecido: Até mais.
- Silvia: Sem foto, sem dinheiro.
- Silvia: Fala quanto você quer, vou pegar emprestado
- Desconhecido: Se quiser, vai ser assim, até mais
- Silvia: Ok, mas lembra, primeiro a foto dela.
- Desconhecido: Não vai ter foto enquanto não tiver dinheiro
- Silvia: Você vai ter seu dinheiro, mas primeiro a foto. Como vou saber que se é ela?
- Silvia: Posso ligar para você?
- Desconhecido: Não.
- Silvia: ok
- Desconhecido: Nois sabe que é ela. Não erro!
Segundo apurado pelo G1, o desaparecimento da jovem foi registrado na Delegacia de Itapevi. Até o momento, porém, não há pistas sobre o paradeiro da garota. O caso segue sendo investigado.
Silas Aguiar / Descontrair.com
Parceiro: Informações Policiais
Fonte: G1/SP