Itabaiana recebe a triste notícia do falecimento de Zé de Biné, fundador da Chegança Santa Cruz

682

Zé de Biné é um dos grandes representantes da cultura itabaianense. Ele faleceu aos 88 anos.

Morreu na noite do último domingo, 02, aos 88 anos, o senhor José Serafim de Menezes, o “Zé de Biné”, um dos grandes responsáveis por manter viva a cultura de Itabaiana.

Publicidade
Fotos: Taís Cristina/Portal Itnet


Zé de Biné estava com a saúde debilitada há alguns anos e ontem à noite teve uma piora, foi levado ao Hospital Regional de Itabaiana, mas não resistiu. De acordo com postagens nas redes sociais de Giselma Menezes, filha de Zé, ele morreu após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O velório ocorre na Rua Francolino Alves dos Santos, na residência de Zé de Biné e o sepultamento será às 16h.

CHEGANÇA SANTA CRUZ:

Fundada por Zé de Biné no dia 10 de abril de 1947, a Chegança Santa Cruz é a manifestação cultural mais antiga de Itabaiana, ainda em atuação, retratando lutas entre mouros e cristãos, que ocorriam em alto mar.

Durante muitos anos, ele comandou as apresentações do grupo em Sergipe e outros estados, sendo o Capitão-piloto. A tradição da chegança passou de pai para filho e a maioria dos familiares de Zé de Biné ainda participa.

“Vamos depressa, vamos embarcar. Vamos depressa, vamos viajar. O navio está no porto, não podemos demorar! Embarca, embarca, embarca logo, embarca depressa, que a hora é essa. Tocou o apito já, tocou o apito. Embarca depressa, que a hora é essa”, dizia a letra cantada por Zé de Biné em suas apresentações.

É com ela, que a gente se despede desse grande homem. Descanse em paz!

Fonte: Portal Itnet

Parceiro: Informações Policiais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.