Foto: Silas Aguiar / cheia do dia 22/05/2020 / Ponte Tobias Barreto – Itapicuru
Volume de chuvas pode aliviar situação de municípios atingidos pela escassez hídrica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/C/K/ZHUc1fTuOmhjJtDLARzg/chuva.jpg)
Chuva em Aracaju — Foto: Michele Costa/TV Sergipe/Arquivo
O Centro de Análises e Previsão do Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT), informou, nesta quarta-feira (3), que a previsão para Sergipe é de um trimestre (junho, julho e agosto) com volumes médios de chuva que variem entre 137mm e 680mm, aliviando os municípios atingidos pela escassez hídrica.
“A previsão para precipitação de chuvas apresenta o Nordeste brasileiro como um todo em condições de anomalias positivas, inclusive o estado de Sergipe, com 45% de probabilidade de ocorrências de chuvas acima das médias climática, portanto, a previsão para o estado de Sergipe neste trimestre é de chuvas na faixa normal ou acima da normalidade climatológica, com possibilidade de ocorrência de eventos extremos”, observa o meteorologista Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente , Overland Amaral.
O meteorologista informa ainda que após esse trimestre, nos meses subsequentes, os setores centro-sul do Maranhão e Piauí, bem como boa parte do interior semiárido do Nordeste, entram no período climatológico de estiagem.
Segundo ele, devido ao grande volume de chuva dos últimos meses, no momento o estado não possui secas hídricas severas e nem mesmo seca agrícola. A tendência climática para junho, julho e agosto são de chuvas acima da média, o que ajudará os municípios em relação a escassez hídrica.
A previsão para essa quinta-feira (04) é de tempo predominantemente nublado, com ocorrência de precipitações leves e bem distribuídas do período matutino ao noturno em todas as mesorregiões do estado.
G1
Siga nosso insta: https://www.instagram.com/descontrair.com.br