Cerca de 5 mil exames da Covid-19 estão à espera de resultado no Lacen de Sergipe

365

Problema ocorre por causa da falta de um insumo automatizado fornecido pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico.

Publicidade

Cerca de 5 mil testes para detectar a Covid19 estão aguardando processamento no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Sergipe. O prazo para sair o resultado, que era de cerca de 24h, passou para 10 dias. O problema, segundo o órgão, ocorre por causa da falta de um insumo automatizado fornecido pelo Ministério da Saúde para extração do resultado.

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) Sergipe — Foto: TV Sergipe/Reprodução

De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, o item acelera o diagnóstico. “A extração do RNA do vírus pode ser feita de forma manual e automatizada. O item de extração automatizado acabou no Ministério da Saúde. Isso nos reduziu a capacidade analítica pela metade. A gente conseguia 800 e agora só 400”, disse.

Apesar da baixa no processamento dos resultados, os testes dos municípios continuam sendo recebidos. Até o dia 30 de abril, a soma era de 2,6 mil amostras recebidas no laboratório. Já entre 1º a 28 de maio, esse número passou para 13 mil. A prioridade está sendo dada para aqueles feitos em pacientes em leitos, observações e emergências. Os demais estão permanecendo na fila. “Se chegar, em uma semana a gente consegue colocar em dia tudo, mesmo chegando mais demanda”, disse.

Houve contratação de mais profissionais e, atualmente, 34 trabalham diariamente, das 7h30 às 17h, só com os casos do coronavírus. “Eu continuo recebendo cerca de 800 a mil amostras por dia aqui no Lacen”, explicou Alves.

Ao G1, o Ministério da Saúde informou que o “processo de compra aguarda análise e liberação dos órgãos de controle”. Não foi informado prazo e nem quantidade que será enviada a Sergipe.

Para suprir a falta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) comprou 200 kits, que garantem 16 mil análises, de acordo com o superintendente do Lacen. A previsão é que eles cheguem na próxima semana.

Via G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.