A expectativa é que sejam disponibilizados 26 leitos até o sábado(30), mais 10 leitos na segunda (1º), e, até o dia 15 de junho, mais 24 leitos.
Em entrevista ao SE1, nesta quinta-feira (28), o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, falou sobre a lotação das unidades de saúde de saúde, do recebimento de 30 respiradores, e da abertura de novos leitos de UTIs como forma de enfrentamento da pandemia.
Leitos de UTI
“Realmente essa sempre foi a nossa grande preocupação, leitos de UTI. Desde o primeiro momento, foi a grande luta e sempre esteve do nosso planejamento a possibilidade de ampliar leitos de UTI.
E porque a gente não conseguiu ampliar com a velocidade que pretendia? Exatamente pela falta de respiradores, nós recebemos essa semana 15 respiradores para o uso em UTI do governo federal. E, por conta disso, a gente vai poder garantir, já no sábado, 15 leitos de UTI em função de um contrato que fizemos com a Clínica e Hospital Renascença.
Eu devo dizer que a partir do próximo sábado nós teremos mais 26 leitos de UTI funcionando. De que forma, teremos os 15 leitos na Clínica Renascença, 5 leitos de UTI no Hospital do Coração e 6 leitos de UTI, que finalmente vão passar a funcionar Hospital da Polícia Militar.
Portanto, um total de 26 leitos. Na segunda-feira mais 10 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto.
Portanto, 36 leitos e até o dia 15 há a possibilidade da gente fechar o 60 leitos que a gente vem trabalhando nos últimos dias.
Acrescentando aí mas 6 leitos de UTI no Hospital São José, 10 leitos no Hospital Regional Amparo de Maria, em Estância, e mais 8 leitos e Hospital Gesser também em Estância, fechando assim 60 leitos”, conta.
Para onde vão os respiradores ?
“São 15 para uso em UTI e 15 para uso portátil que você pode nas viaturas. Chegaram esses 30. O que tem de importante é informar que fizemos um contrato com a Clínica Renascença e aí no contrato a gente entra também n com os respiradores, que eles não tinham o suficiente”, explica o governador.
Conversa com o ministro
O governador disse que após uma conversa com o ministro interino da saúde, Eduardo Pazoello, iniciada através de contato com o senador Rogério Carvalho, conseguiu a confirmação do recebimento de mais respiradores.
“Recebi um telefonema do ministro, conversamos por cerca de 10 minutos, colocando para o ministro da saúde todo o problema existente atualmente em Sergipe e mostrando que a gente tentou o tempo todo abrir mais leitos, mas não estava conseguindo por conta da falta de respiradores.
Ele nos garantiu que até a próxima semana vai estar mandando os 40 respiradores, para que a gente possa ampliar ainda mais”, afirma Belivaldo.
“Recebemos essa semana 15 respiradores para UTI e mais 15, que são portáteis para uso nas ambulâncias. E há essa perspectiva real, ouvi do ministro, disse o ministro inclusive que nós teríamos essa entrevista aqui hoje.
Perguntei se eu podia confirmar, ele disse pode confirmar que o governo federal vai estar mandando mais 40 respiradores, se for necessário assim quando for chegando mais respiradores a gente vai enviando para Sergipe também”, diz.
G1
instagram: https://www.instagram.com/descontrair.com.br