Bebê sergipana que perdeu a mãe embarca SC para ser entregue à família e recebe carta da equipe da maternidade: ‘Hoje você vai voar perto do céu’

5741

Menina foi levada pela Aeronáutica para o pai após mãe sofrer paradas cardíacas e morrer no Hospital de Urgência de Sergipe.

Publicidade

Avião que partiu da Aracaju com bebê Joana Vitória para SC — Foto: Rafael Carvalho/TV Sergipe

Um bebê de menos de três meses, que perdeu a mãe 42 dias após nascer, em Aracaju (SE), foi levada para a família, em Navegantes (SC), por equipes da Aeronáutica, nesta sexta-feira (29). A menina, que foi cuidada por equipes da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), levou junto uma carta escrita pelos profissionais [leia trechos abaixo].

Bebê Joana Vitória na encubadora, sendo levado pelo Samu para aeroporto de Aracaju — Foto: Anderson Barbosa/G1

No início de março, quando passava por Sergipe durante uma viagem com o marido, que é caminhoneiro, a mãe sentiu as dores do parto. Ela foi levada à maternidade e submetida a uma cesariana.

Nascida prematura, às 32 semanas e dois dias, a bebê foi direto para a unidade de terapia intensiva neonatal (Utin), onde ficou recebendo os cuidados médicos e maternos, enquanto o pai voltou ao trabalho. Mas, dias após dar à luz, a mãe teve problemas cardíacos e foi levada em estado grave para a Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), também na capital sergipana, onde morreu no dia 17 de março.

“Você nasceu ainda bem pequenininha. Eram você a mamãe, Jane Bruna, a sua mãe corajosa e cheia de amor por você. E a gente, ‘titios e titias’, que não temos o mesmo sangue, mas crescemos e aprendemos com vocês. No começo, as titias entravam na UTIn junto com a mamãe para ela te visitar, mas logo ela já vinha sozinha e queria ficar o máximo de tempo com você. E todos os dias, mais de uma vez por dia, ela vinha ficar. Te dar carinho e amor, cuidar e você. E assim ela fez todos os dias, até o dia que não pôde mais. O dia que ela começou a cuidar de você e te amar sem você poder a ver, ou sentir o seu toque de carinho, ou o cheirinho dela. Mas ela segue te cuidando de outro jeito. E continuará”, diz um trecho da carta.

O nome da bebê foi dado pela mãe antes de ser transferida: Joana Vitória. A menina saiu do hospital nesta sexta-feira deixando saudades nos profissionais de saúde que cuidaram dela durante os quase três meses de internação.

Joana saiu da maternidade para o Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob escolta de policiais do Grupo Especial Tático de Motos (Getam). Partiu de avião para o Aeroporto Internacional de Navegantes (SC), onde segue sob acompanhamento médico para casa, onde deve chegar ainda na tarde desta sexta.

Confira outros trechos da carta:

Carta da equipe da maternidade para bebê Joana Vitória levada de Sergipe para SC — Foto: G1
Carta da equipe da maternidade para bebê Joana Vitória levada de Sergipe para SC — Foto: G1

Você ainda estava na barriga de sua mãe quando viajava junto com papai e chegou a hora de você nascer. Mas estava longe de casa. Então você e a mamãe ficaram com a gente e fizeram desse cantinho a casa de vocês até hoje.

(…)

Hoje você vai voar. Vai lá bem alto. Perto do céu. Vai voar bem rápido para ir para casa. Conhecer sua casa, onde papai e mamãe sonharam sua chegada. Onde vai crescer, conhecer sua família e novos amiguinhos.

(…)

Seja feliz, pequena!!! Viva todo o Amor e proteção com que papai e sua família estão te esperando. Esteja sempre sob a proteção de Deus e de sua corajosa e amorosa mamãe, que pra você guardou o amor que sempre quis mostrar, que nela viveu, sonhou, sorriu, esquentou, coloriu… Leve com você beijos e abraços cheiros de carinho dos ‘titios e titias’ desse cantinho temporário”.

G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.